domingo, 8 de novembro de 2009

José Joaquim da Rocha


Foi um pintor, encarnador, dourador e restaurador brasileiro.

É provável que tenha aprendido seu ofício em Lisboa, entrando em contato com Antonio Lobo e Jerônimo de Andrade. Em 1764 está em Salvador, possivelmente sofrendo influência de Antônio Simões Ribeiro, e atuando como auxiliar de Leandro Ferreira de Sousa na pintura e douramento de um painel realizado para o Recolhimento da Santa Casa.

Em 1766 dirige-se a João Pessoa e trabalha no Convento e Igreja de Santo Antônio, seguindo em 1769 para Recife a fim de decorar o forro da igreja do Convento de Santo Antônio, já como mestre-pintor.

Em 1774 retorna a Salvador e executa a pintura de perspectiva arquitetônica ilusionística no teto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, uma de suas obras-primas. Também deixou trabalhos nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (1780), da Ordem Terceira de São Domingos (1781), e de Nossa Senhora da Palma (1785).

Algumas de suas obras estão expostas no Museu de Arte da Bahia‎.

2 comentários:

  1. Esta imagem não é do artista!!! É de um Homônimo.
    Minha pesquisa defendida no Mestrado (2011) pelo PPGAV/EBA/UFBA, sobre este pintor é extensa e possui fatos corretos sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Esta imagem não é do artista!!! É de um Homônimo.
    Minha pesquisa defendida no Mestrado (2011) pelo PPGAV/EBA/UFBA, sobre este pintor é extensa e possui fatos corretos sobre ele.

    ResponderExcluir